TELECONSULTA: Atendemos pacientes de todo o mundo*! Entre em contato e verifique a disponibilidade para o seu tratamento.
*Prescrições de medicamentos e exames são válidas apenas em território nacional brasileiro.

Hidrocefalia

O que é?

A hidrocefalia pode ser definida como uma condição que possui como principal característica o acúmulo excessivo de líquido, denominado cefalorraquidiano (LCR), no cérebro. Tal líquido em excesso é capaz de aumentar “espaços no cérebro” (ventrículos). Esse aumento acaba resultando em uma pressão potencialmente prejudicial sobre os tecidos do cérebro, causando mau funcionamento de áreas cerebrais e sintomas neurológicos específicos. 

A grande causa da hidrocefalia se dá pelo desequilíbrio entre a quantidade de LCR produzida e a quantidade absorvida. E tal desequilíbrio pode ser decorrente de: 

  • Anormalidades genéticas herdadas; 
  • Distúrbios do desenvolvimento; 
  • Hemorragia intraventricular no recém-nascido; 
  • Traumatismo craniano; 
  • Acidente vascular hemorrágico; 
  • Causas espontâneas. 

Tratamento

O tratamento para hidrocefalia envolve intervenção cirúrgica, a fim de evitar que o LCR se acumule no cérebro e promova lesões definitivas. Assim, desvia-se o excesso de LCR contido nos ventrículos para outra região, como a cavidade abdominal. O procedimento chama-se derivação ventrículo-peritoneal e dura aproximadamente de 30-50 minutos, com o paciente recebendo alta em 1-2 dias.   

Confira as especialidades que cuidam dessa patologia

Neurocirurgia

Precisa de atendimento nessa especialidade?

Agende sua consulta!

Ficou mais fácil cuidar da sua saúde!

Agende uma consulta de qualquer lugar do Brasil através de atendimento online com nossos especialistas!