O Ultrassom de nervos e músculos é utilizado em nossa clínica para complementar o diagnóstico neurofisiológico. Temos orgulho de sermos pioneiros na utilização dessa técnica no Brasil.
É indispensável principalmente nos casos de compressões, trauma e tumores de nervo.
O exame é feito através de imagem com aparelho de ultrassom, obtida por uma sonda que é colocada sobre a pele, com uso de gel à base de água. É
completamente indolor, e leva em torno de 10 a 20 minutos para cada nervo a ser examinado.
Não é necessária nenhuma preparação para este exame. As refeições e medicações seguem como a rotina do paciente.
Compressões de nervos:
Entre as compressões de nervos mais comuns na prática clínica estão a Síndrome do Túnel do Carpo e a compressão do nervo ulnar no cotovelo
(Síndrome do Canal Cubital). Ambas causam perda de sensibilidade e formigamento nas mãos, e podem causar algum grau de perda de força na mão.
Devem ser diagnosticadas adequadamente pois são tratáveis e podem causar incapacidade se houver progressão da compressão. O ultrassom permite informações adicionais à eletroneuromiografia definindo o local exato da compressão, a presença de estruturas anômalas (como artérias, cistos, etc.) e a compressão ocasionada por deslocamento de tendões durante movimentos, por exemplo. Outras neuropatias compressivas menos comuns também devem ser avaliadas por ultrassom.
Tumores de nervos periféricos:
O ultrassom é importante no diagnóstico de Tumor de Nervo Periférico, que pode ocorrer mesmo com eletroneuromiografia normal. O exame pode auxiliar no planejamento do tratamento pelo cirurgião.
Trauma de nervos periféricos:
No trauma, o exame determina se houve lesão parcial ou completa do nervo, mostrando alterações antes mesmo da eletroneuromiografia. Dessa forma, ajuda no planejamento cirúrgico imediato, melhorando a chance de recuperação dessas lesões.
Doenças musculares (miopatias):
Também é uma ferramenta valiosa na avaliação de doenças musculares (miopatias), e permite avaliar a musculatura respiratória, paravertebral e da língua, músculos que muitas vezes são de difícil exame clínico. Através da análise de ultrassom podemos direcionar a eletromiografia, tornando o exame mais sensível e menos desconfortável.
Doenças do neurônio motor (AME, Esclerose Lateral Amiotrófica):
Nas doenças do neurônio motor (como a Esclerose Lateral Amiotrófica) ele fornece informação fácil e abrangente sobre fasciculações nos músculos, e ajuda a avaliar diagnósticos diferenciais como a Neuropatia Motora Multifocal. Auxilia também no diagnóstico e acompanhamento de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Lesões do plexo braquial:
O ultrassom permite ainda avaliação rápida de pacientes com lesão de plexo braquial, fornecendo informações que auxiliam no diagnóstico e no
planejamento terapêutico.